domingo, 24 de junho de 2007

Ponte de Rio - Magdeburg Water Bridge



Recebi um e-mail que de tao estranho que era parecia irreal: uma ponte de rio que passava por cima de um outro rio (foto acima). Resolvi checar se era verdade: Wikipedia.
E, por incrivel que pareça, isso não foi obra do Photoshop, e sim dos engenheiros alemães. A Ponte de Água Magdeburg, ou Wasserstrassenkreuz (cruzamento de ruas de água), finalizada em Outubro de 2003, tem 918m de extensão e conecta dois importantes canais fluviais na Alemanha: Elbe-Havel Canal - no oeste - e o Mittlelandkanal - no leste, os quais levam ao coração industrial do país: Ruhr Valley. Antes disto os navios se moviam entre os canais de Midland e o Elbe-Havel atraves de um desvio de 12 km pelos lagos Rothensee, Elbe e Niegripp.
Os engenheiros tinham tido a ideia de juntar os dois caminhos de água em 1919 e em 1938 as construcoes começaram, mas foram postergadas por causa da Segunda Guerra Mundial.
Depois da Guerra Fria ter separado a Amelnha, o projeto foi colocado em stand by indefinidamente pelo governo da Alemanha Ocidental.
Com a reunificação das Alemanhas, e uma maior enfase dada aos projetos de transportes fizeram da Ponte de água uma prioridade. Ela teria como uma das suas principais funções facilitar o comércio entre as duas ex-nações.
A construção começou em 1997 e depois de seis anos e de meio bilhoes de euros gastos, a gigante ponte conecta hoje Berlin com os portos do Rio Rhine. O imenso tubo criado para transportar navios pelo Elbe precisou de 24.000 toneladas de aço e 68mil metros cubicos de concreto. A obra, aberta ao tráfego de mercadorias durante todo o ano, consiste numa ponte principal, com 228 m de extensão - subdividida em 3 trechos e um canal com 690 m.

1 comentário:

raulros disse...

Sensacional essa ponte. Uma grande novidade para mim, valeu mesmo essa postagem sua, adorei a informação.Um abraço