quarta-feira, 30 de maio de 2007

Cascais



este é o lugar onde estou morando...
adotei como meu....
so resta a duvida:
quem nasce em Cascais... eh o que??
prometo que vou descobrir....
e amo muito tudo isso...

A vila de Cascais tem tradições ancestrais de ligação ao mar - o que me lembra muito Salvador: a vila de pescadores, as festas, etc. A comunidade de pescadores - ou "piscatória" como chama em Portugal - agradece na Procissão da Nossa Srª dos Navegantes a protecção concedida pela sua Padroeira. Esta Procissão tem lugar durante as populares "Festas do Mar" que acontecem no incio de Agosto, no centro da vila.
Durante os meses de Verão, é também obrigatório uma visita à Feira do Artesanato do Estoril onde se poderá adquirir artesanato nacional, apreciar espectáculos de folclore ou provar pratos típicos.
O mercado Saloio realiza-se às quartas e sábados no espaço do Mercado de Cascais. Trata-se de um espaço local onde se cruzam as formas mais tradicionais da mostra de produtos com as novas formas de consumo. Além disto, pode-se ver periodicamente, no Concelho, a Feira do Livro e a Feira de Velharias.
Praias de Cascais
pelo Oceano Atlântico as praias de Cascais estão acessíveis através de carro pela orla - "marginal" - ou através de comboio na linha Lisboa-Cascais - http://www.comboios.pt/ - até ao centro da Vila, ou ainda, percorrendo o passeio marítimo, localizado entre a praia da Azarujinha e a praia da Conceição, podendo em qualquer das alternativas desfrutar de um passeio à beira-mar, de elevado valor panorâmico.
Vale ressaltar que este passeio está integrado ao Parque Natural de Sintra-Cascais, e é onde se pode ainda observar a riqueza do património natural ao longo de todo o litoral, designadamente a "Boca do Inferno", a "Duna Fóssil de Oitavos", o "Cabo Raso", o "Guincho", a "Serra de Sintra" e o "Cabo da Roca".
As temperaturas médias do ar e da água durante os meses de Junho a Setembro são respectivamente 21ºC e 17ªC, mas, mesmo assim estas praias são utilizadas quase todo o ano. Mas, para quem está acustumado com as praias do nordeste brasileiro, nem tenta entrar na água: geladissima! Estou aqui há 4 meses, e ainda não tive coragem. As zonas balneares são apoiadas por estabelecimentos hoteleiros situados junto às praias ou nas proximidades, onde tem as piscinas... e ai sim! Pode-se refrescar.


Sem comentários: